Plano de aula
Área: Matemática
Tema/Assunto: Estudo de ângulos
Ensino fundamental I ( 5º Ano)
Disciplina: Matemática
Carga horária: 3 Aulas ( 50 minutos)
Objetivos gerais:
Visa estimular o aprendizado do aluno, para que ele possa utilizar a informática , no estudo de ângulos, desenvolvendo assim sua maneira de pensar mediante recursos tecnológicos.
Envolver pais mostrando a utilização do laboratório de informática, recursos interessantes como o site sítio da matemática aprenderem de forma diversificada os conteúdos.
Objetivos específicos:
A introdução aos estudos de ângulos visa mostrar aos alunos que a informática não é um bicho de sete cabeças, que depende do professor estimular o aprendizado do aluno através da informática com sites e programas. Iremos trabalhar com sites de matemática referente ao conteúdo, para isso utilizaremos o laboratório de informática da escola para estimular o aprendizado de matemática em ângulos após ser dada uma noção teórica.
Conteúdos:
3° Momento- Sistematização ( Conhecimento prático)/Avaliação:
Avaliação continuada por meio de experiências individuais e trabalho em grupo visando a aplicação prática dos métodos.
Desafio final:
Medidas de ângulos
Ângulos Retos (90 º)
Ângulos maiores que (90º) Obtusos
Ângulos Menores que (90º) agudo
Estimativa de ângulos
Comparação entre os ângulos
Classificando os ângulos no seu dia-a-dia
Recursos/Matérias necessários:
Câmeras( Vídeo/ Fotográfica)
Laboratório de Informática
Estratégias/Metodologia:
1º Momento- Sondagem :
Faremos um passeio pelo quarteirão da escola e a partir do embasamento teórico sobre ângulos iremos tirar algumas fotos para posterior análise.
2º Momento -Problematização :
Faremos a transferência das fotos para os computadores que serão utilizados pelos alunos para análise.
Os alunos analisarão o ângulos presentes nas fotos e classificarão segundo o grau e nomenclatura.
Ex: (Imagine que as fotos foram tiradas pelos alunos)
1. Observe e estime a medida de cada ângulo.
2. Agora identifique e classifique os ângulos presentes na imagem.
3.. Quais são os graus desses ângulos?
4. Represente cada ângulo e responda:
a. A sua abertura é maior menor ou igual a 90 º
5- Desenhe e classifique:
Um ângulo de 150°
Um ângulo de 30 º
Um ângulo de 180°
3° Momento- Sistematização ( Conhecimento prático)/Avaliação:
Avaliação continuada por meio de experiências individuais e trabalho em grupo visando a aplicação prática dos métodos.
Desafio final:
Você consegue imaginar, qual é a medida entre o sol e a linha do horizonte?
1- Para isso você vai precisar de :
1 cartolina
1 metro de barbante
2 pedrinhas do mesmo tamanho.
Como fazer:
Faça um corte em V mo meio no centro da parte superior da cartolina
Amarre as pedrinhas nas pontas do barbante
Encaixe o barbante no corte
Posicione a cartolina na direção do sol apontando em sentido diagonal
As pedrinhas irão deslizar sobre a cartolina
Peça para algum amigo marcar o lugar que a pedrinha parou
Pronto! Agora é só utilizar o transferidor e medir esse ângulo !!
Fácil não é!!!
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