sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aplicação de Tecnologias ao Ensino

Plano de aula

Área: Matemática
Tema/Assunto: Estudo de ângulos





Ensino fundamental I ( 5º Ano)

Disciplina:  Matemática

Carga horária: 3 Aulas ( 50 minutos)

Objetivos gerais:

Visa estimular o aprendizado do aluno, para que ele possa utilizar a informática , no estudo de ângulos, desenvolvendo assim sua maneira de pensar mediante recursos tecnológicos.
Envolver pais mostrando a utilização do laboratório de informática, recursos interessantes como o site sítio da matemática aprenderem de forma diversificada os conteúdos.



Objetivos específicos:

A introdução aos estudos de ângulos visa mostrar aos alunos que a informática não é um bicho de sete cabeças, que depende do professor estimular o aprendizado do aluno através da informática com sites e programas. Iremos trabalhar com sites de matemática referente ao conteúdo, para isso utilizaremos o laboratório de informática da escola para estimular o aprendizado de matemática em ângulos após ser dada uma noção teórica.


Conteúdos:



  • Medidas de ângulos


  •  Ângulos Retos (90 º)


  • Ângulos maiores que (90º) Obtusos


  • Ângulos Menores que (90º) agudo


  • Estimativa de ângulos


  • Comparação entre os ângulos


  • Classificando os ângulos no seu dia-a-dia


Recursos/Matérias necessários:


Câmeras( Vídeo/ Fotográfica)
Laboratório de Informática

Estratégias/Metodologia:

1º Momento- Sondagem :
Faremos um passeio pelo quarteirão da escola e a partir do embasamento teórico sobre ângulos iremos tirar algumas fotos para posterior análise.

2º Momento -Problematização :

Faremos a transferência das fotos para os computadores que serão utilizados pelos alunos para análise.
Os alunos analisarão o ângulos presentes nas fotos e classificarão segundo o grau e nomenclatura.

Ex: (Imagine que as fotos foram tiradas pelos alunos)


1. Observe e estime a medida de cada ângulo.
2. Agora identifique e classifique os ângulos presentes na imagem.
3.. Quais são os graus desses ângulos?
4. Represente cada ângulo e responda:
a. A sua abertura é maior menor ou igual a 90 º


5- Desenhe  e classifique:

Um ângulo de 150°
Um ângulo de 30 º
Um ângulo de 180°

3° Momento- Sistematização ( Conhecimento prático)/Avaliação:
Avaliação continuada por meio de experiências  individuais e trabalho em grupo visando a aplicação prática dos métodos.

Desafio final:




Você consegue imaginar, qual é a medida entre o sol e a linha do horizonte?
1- Para isso você vai precisar de :



1 cartolina
1 metro de barbante
2 pedrinhas do mesmo tamanho.

Como fazer:

  • Faça um corte em V mo meio no centro da parte superior da cartolina


  • Amarre as pedrinhas nas pontas do barbante


  • Encaixe o barbante no corte


  • Posicione a cartolina na direção do sol apontando em sentido diagonal


  • As pedrinhas irão deslizar sobre a cartolina


  • Peça para algum amigo marcar o lugar que a pedrinha parou

    Pronto! Agora é só utilizar o transferidor e medir esse ângulo !!
    Fácil não é!!!






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